As 4 Maiores Dúvidas do Agachamento
- Flávia F. Luchesi
- 14 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

O agachamento é um dos exercícios mais utilizados para treinamento de membros inferiores por sua fama como um dos melhores exercícios para se trabalhar a musculatura das pernas e glúteos de forma total.
Porém muitas dúvidas rondam o agachamento. Qual o jeito mais eficiente, qual o ângulo certo dos pés, qual a amplitude correta para se trabalhar melhor a musculatura, se deve agachar com as pernas paralelas ou mais abertas? Afinal o que é certo e o que é errado?
Então claro, lá fui eu pesquisar sobre o tema e adivinhem? Existem muitas informações sobre esse tema! Mas deve-se ter muito cuidado com as fontes utilizadas. Levando isso em conta, o que aprendi inclusive consultando o Rafael Foroni Luchesi, fisioterapeuta da Academia Overall Sports, foi que primeiramente deve-se respeitar as limitações e dores de cada pessoa. Nós somos sim feitos para agachar de forma total, porém ao longo do tempo desenvolvemos limitações articulares, limitações de flexibilidade e desalinhamentos, e tudo isso deve ser analisado pelo seu professor para que esse te prescreva as melhores opções de agachamento ou até alguns educativos para que você desenvolva melhor sua técnica de agachar e possa tirar o melhor proveito desse exercício.
Mas vamos ás perguntas anteriores e o que as pesquisas dizem.
Para começar com o afastamento dos pés, na largura dos ombros ou mais afastados?
Levando em consideração que no agachamento os músculos envolvidos na articulação do joelho são o quadríceps e os isquiotibiais (este tem função de estabilizar o joelho), a atividade do quadríceps não é influenciada pela distância relativa dos pés, paralelas ou mais alargadas possuem atividade muscular similar. A única mudança é que com o acréscimo de carga apenas o glúteo máximo tem atividade muscular maior com a maior abertura dos pés em relação aos ombros. Distâncias superiores a largura dos ombros parecem ser mais seguras por garantirem a integridade de membros inferiores e coluna vertebral. (Reiser, Souza, Mascarenhas, & Grzelczak, 2014)
Posicionamento dos pés?
O agachamento com pés paralelos, rodados lateralmente ou medialmente não tem influência na atividade do quadríceps segundo Reiseret al (2014)
Amplitude do Movimento
Analisando a amplitude parcial de 45°, a paralela de 90° e a total de 135°, chegou-se a conclusão que em amplitudes maiores que 90° o glúteo máximo e o quadríceps têm sua atividade muscular aumentada.
Instabilidade
Diversos estudos analisaram o agachamento em instabilidade, porém os benefícios da instabilidade no agachamento se restringem apenas a maior atividade dos músculos do tronco, em função do controle postural, pois os músculos inferiores não aumentam sua atividade. (Reiser et al., 2014)
Com isso tudo, uma das coisas mais importantes é levar em conta o quão confortável está o movimento para você e trabalhar com segurança nessa faixa até se sentir forte e seguro para agachar mais ou pegar mais cargas, lembre-se sempre de falar com seu professor ou fisioterapeuta para que ele analise seu movimento, antes de fazer qualquer adaptação.
Referências:
Reiser, F. C., Souza, W. C. de, Mascarenhas, L. P. G., & Grzelczak, M. T. (2014). Atividade muscular de membros inferiores no exercício de agachamento. Revista Acta Brasileira Do Movimento Humano, 4(4), 90–102.
TREINO EM FOCO. Agachamento - Até onde descer?. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=lcRzH2aZqG8> . Acesso em 12 jul. 2016.
Comments